terça-feira, novembro 08, 2005

Mariano Gago

Não concordo com o nome do programa "Diga lá, Excelência". Para começar, é um bocado foleiro. Depois, se tivermos em conta que "excelência" tem a ver com "excelente" e a maioria dos convidados são políticos, percebe-se a incompatibalidade. Mas, adiante.
Esta semana, o convidado foi Mariano Gago. Disse algumas coisas acertadas. É preciso exigir professores mais qualificados para o Ensino Superior, é preciso dar-lhes direito ao Subsídio de Desemprego, é preciso uma avaliação externa credível das instituições e dos cursos. É preciso atrair adultos para o Ensino Superior (o facto de só agora se lembrarem disso é uma prova que o Ensino Superior tem sido mais negócio que ensino). Mas há aspectos em que o homem está na lua. Diz ele que estar licenciado é o melhor caminho para se arranjar emprego, mesmo que demore algum tempo. Está bem, abelha! Diz ele que os licenciados que não arranjam emprego tiraram maus cursos em más instituições (e como pode ele saber isso se só agora é que se lembrou de avaliar as instituições?) O homem não sabe que muitos patrões apostam precisamente em mão-de-obra menos qualificada para poupar dinheiro? Não sabe que há licenciaturas sem qualquer empregabilidade, sem qualquer utilidade para os alunos que a frequentam e consequentemente sem qualquer utilidade para o país, e que só existem por causa de alguns lobbies das instituições? Não sabe que actualmente, não há apenas licenciados no desemprego, mas também licenciados com emprego precário?
Não percebeu quando fala em combate do abandono escolar, que este se deve muitas vezes à falta de perspectiva de que ter um curso superior possa compensar o esforço? Não sabe que muitos licenciados saem do país por falta de oportunidades para exercitar o que aprenderam de forma minimamente digna? Não sabe que o programa de conversão das licenciaturas é uma palhaçada, porque na maior parte dos casos se converte uma licenciatura sem empregabilidade noutra sem empregabilidade (O caso mais anedótica é da conversão em Arquitectura que só aceita estudantes formados em Arquitectura).
Acorde, homem! Por amor de Deus!

1 Comments:

Anonymous Anónimo escreveu...

Está bem. Então e os desempregados que não têm curso nenhum? Não te preocupam?

3:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home