sábado, fevereiro 25, 2006

Concisão

Escrever um texto pequeno obriga-nos a procurar a melhor forma de exprimir uma ideia em poucas palavras, é preciso escrever, reescrever e voltar a reescrever. Peço aos meus leitores que me desculpem os posts grandes que por vezes aparecem no Blog. É que nem sempre tenho tempo de escrever posts pequenos.

terça-feira, fevereiro 21, 2006

O Currículo

Um bom currículo pode fazer uma vida banal parecer interessantíssima. Para isso, não basta enumerar factos, é preciso apresentá-los de forma interessante. É preciso seleccionar, saber o que realçar e o que omitir.
É na omissão que muitas vezes se falha. Ao pensar que um currículo impressiona pela quantidade de páginas, caímos no erro de incluir informação irrelevante que nos pode afastar do trabalho que pretendemos. Por exemplo, não aconselharia alguém que concorre a um posto de trabalho ligado à Igreja a incluir o Prémio de Literatura Erótica que ganhou no ano anterior.
Mas há aspectos mais dúbios. Por exemplo, os hobbies podem cativar os empresários que procuram pessoas que não limitem a sua vida à área em que trabalham, mas podem afastar qualquer hipótese perante um empresário obtuso que gosta de imaginar os empregados 24 horas por dia a pensar no trabalho, sem tempo para as aulas de dança de salão, Latim ou esgrima.
Em certos trabalhos, pode ser conveniente esconder a formação, porque há empresários burros que não querem funcionários com habilitações a mais. E há muitos outros aspectos que tanto nos podem beneficiar como prejudicar. O problema é saber quais.

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Dilema

Há uns tempos atrás, senti que o meu trabalho estava a prejudicar a minha vida pessoal. Arrepiei caminho. Agora, a minha vida pessoal está a prejudicar o meu trabalho. Haverá maneira de sair disto?

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Banda Larga

José Sócrates está todo feliz da vida porque, segundo diz, já todas as escolas do país têm Internet de Banda Larga. Pessoalmente, não acredito muito nisso, mas até posso dar o benefício da dúvida e perguntar, já agora, por que é que há tantas escolas sem aquecimento, sem balneários ou sem outras condições mínimas de funcionamento.

Os Culpados

Para o PCP e o Bloco de Esquerda, o PS foi o principal culpado da derrota da Esquerda nas Presidenciais. Não lhes fica bem dizer isto. É verdade que Sócrates fez tudo o que estava ao seu alcance para a vitória de Cavaco, mas Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã deviam admitir que tiveram também uma quota parte na culpa. Os candidatos de esquerda não resultaram a atacarem-se mutuamente e a estenderem o tapete vermelho a Cavaco. Agora, admirem-se.
Cavaco ganhou à 1ª volta por uma pequena percentagem. Se a esquerda tivesse dado menos tiros no pé, tavez houvesse 2ª volta. E se Jerónimo e Louçã não tivessem atacado tanto Alegre na 1ª volta, teriam autoridade para o apoiar numa 2ª volta. Depois, esqueceram-se de Santana Lopes.
Como se percebeu, ao atacar Cavaco, Santana Lopes contribuiu para a sua vitória. A esquerda deveria ter antecipado isto e pedido a Santana que atacasse um dos seus candidatos. Talvez os resultados tivessem sido diferentes.